terça-feira, 13 de abril de 2010

IMAGEM DISTORCIDA OU REALIDADE AMEAÇADA?

( EU. REALIDADE TURVA ?)


Existo onde me desconheço
aguardando pelo meu passado
ansiando a esperança do futuro
No mundo que combato morro
no mundo por que luto nasço



Mia Couto,


A propósito sobre IMAGEM
depois de estar no blog DESMANCHE
segue aí algumas ponderações pra nos colocar
a pensar...
Se é que isso é possível a essas horas.
Enfim...


O comportamento é um espelho em que cada um vê a sua própria imagem
(GOETHE)

Não há um único dos nossos atos que, ao criarem o homem que queremos ser, não crie ao mesmo tempo uma imagem do homem tal como estimamos que ele deve ser
(SARTRE)

Nenhum espelho reflecte melhor a imagem do homem do que as suas palavras
(VIVES)

A leitura responsabiliza muito menos que a palestra; e esta menos do que a imagem. Na imagem aparece a lógica do conteúdo com mais intensidade
(BESSA-LUIS)

Esta expressão «Leitura», há cem anos, sugeria logo a imagem de uma livraria silenciosa, com bustos de Platão e de Séneca, uma ampla poltrona almofadada, uma janela aberta sobre os aromas de um jardim: e neste retiro austero de paz estudiosa, um homem fino, erudito, saboreando linha a linha o seu livro, num recolhimento quase amoroso. A ideia da leitura, hoje, lembra apenas uma turba folheando páginas à pressa, no rumor de uma praça
(EÇA DE QUEIROS)

Só complementando e já atualizando Eça de Queiros, diria que atualmente
a IMAGEM que se tem da leitura seria
qualquer um de nós em frente ao computador teclando.
E isso decididamente me agrada mais do que estar
entre estátuas imutáveis...
Progresso ou retrocesso?


5 comentários:

Naty Araújo disse...

Ahhh vc escreve super bem
Adoooooooro mesmo.
Está virando uma mania te ler.
A foto está ótima, queria vê-la normal rsrs.
Tem efeito, né? pra poder combinar com o poema rsrsrs.

Beijos, querida.
Tenha uma ótima semana.

Desmanche de Celebridades disse...

Pois é Ale, quando eu disse que os blogs estavam ficando iguais, fui meio mal interpretado. Eu nem me referia tanto aos conteúdos, mas sim ao formato, à estrutura, e à modelagem, que parecem seguir um padrão muito tecnicista, racional, e pouco sujeito a subjetividades e abstrações. Por isso cito industria cultural, e a ideia de uma mesma estrutura encoberta por detalhes. Vejo nesse fato (a igualdade das estruturas), a influencia dos paradigmas que construiram a modernidade: o progresso, o cientificismo e racionalidade excessiva. Por isso, propus uma oposição singela, que seria colocar fotos de baixa resolução, que contrariam esses paradigmas, e visto que o meu blog não foge da realidade que eu mesmo descrevi(ter a estrutura muito parecida com a dos outros). Fui até chamado de esquerdista por isso, pelamor não?
Mas agora que o homem não acredita mais tanto nos paradigmas da modernidade, pois estes não nos libertaram e nem solucionaram todos os problemas como se acreditava, para onde caminharemos. Agora que o progresso, a racionalidade, e o cientificismo geraram guerras mundiais, hiroshima e nagasaki, o nazismo, o holocausto, e etc, para onde caminharemos?
O homem capitalista que tanto tempo viu-se como um projeto de emancipação através do progresso e do uso da razão, que viu a história perder sua estrutura lógica quando descobriu que essas coisas não nós libertarão, caminhara para onde?

Abraços,

Thiago.

Desmanche de Celebridades disse...

ps: muito obrigado por esse post, ficou maravilhoso!!!Muito bem embasado teoricamente.

tonhOliveira disse...



E Tonhos e outros reclamando...

Eu sou o tonho lá do DESMANCHE.
Visite-me... depois comente e critique.

http://6vqcoisa.blogspot.com

Beijos!

Fernanda Magalhães disse...

Loira, mesmo distorcida ta linda! O que manda é a alma ser limpa.

Adorei encontrar aqui alguns dos meus filósofos preferidos, principalmente Sarte.

BJos!

P.S;
E sobre a galera la do Desmanche, gosto do espaço deles, gosto deles. :)