terça-feira, 30 de março de 2010

BBB, redes sociais....voyerismo virtual....porque não ???



Pierre Lévy, filósofo da informação, referência na área de ciberespaço. Estudioso das interações entre a Internet e a sociedade, nascido na Tunísia no ano de 1956. Mestre na área de História da Ciência. Doutor em Sociologia e Ciência da Informação e da Comunicação, No livro a Revolução Contemporânea em matéria de Comunicação, o autor faz uma análise da evolução da humanidade, abordando o desenvolvimento da Internet e a digitalização da informação.


Para o pesquisador, as várias línguas naturais não evoluíram para serem manipuladas automaticamente através de um sistema digital. Por isso, a ideia de Lèvy é a criação de uma língua universal específica para ser manipulada de forma automática na internet, que seria usada principalmente para a organização de dados. “Seria uma língua de metadados ou metalíngua. Seria diferente do Esperanto, por exemplo. Eu penso que seria um sistema coordenado do espaço não físico, mas semântico”, explicou.


No momento direcionado às perguntas, Lèvy respondeu vários questionamentos da platéia. Sobre o grande número de informações no espaço virtual, Lèvy disse acreditar que nunca há informação excessiva. “É como se disséssemos que há muitos livros em uma biblioteca. É necessário que os utilizemos tendo o maior número possível de informações”, salientou.


Mas o pesquisador ponderou a forma de utilização desses dados. Para ele, o problema é o meio de filtrar e catalogar essas informações na web. “É nesse aspecto que devem ser aplicados os esforços. Sem esquecer que os utilizadores têm também uma responsabilidade, eles têm que ser capazes de escolher as fontes pertinentes”, disse.


Lèvy também estimulou a participação em redes sociais como o Facebook e o Orkut, mas destacou o papel do Twitter para a comunicação atual. Conforme Lèvy, a utilização do Twitter é um processo de filtragem colaborativa da informação que está nas mãos das pessoas. Ele avalia que o recebimento e o envio de muitas informações é um processo positivo, mas o importante é sintetizar e organizar esses dados.

( fonte : http://ciinforma.blogspot.com/2010/03/pierre-levy-internet-e-sociedade.html)

A comunidade virtual é um conceito aplicado numa tentativa de explicar os agrupamentos humanos surgidos no ciberespaço.  As redes virtuais ñada mais são do que um grupo de pessoas que estabelecem entre si relações sociais, que permaneçam um tempo suficiente para que elas possam constituir um corpo organizado, através da comunicação mediada por computador e associada a um  espaço virtual.

E é por essas e outras que vários questionamentos vem a minha mente: Por isso não falo apenas em redes sociais, mas em programas como reality's e novos formatos que vem modificando nossas formas de relacionamento .

Sempre respeitei todas as opiniões, nas mais diversas formas e direções. Mas é muita hipocrisia se abster assim tanto do mundo. BBB também é notícia. Quer você goste ou não. Quer você assista ou não.

Existe o controle remoto, portanto existem as escolhas....Também existe os dias e os ânimos...E cada qual se difere do outro em todos os sentidos.

Tem dias que adoro ver um bom filme, daqueles com muito suspense e enigmas, que me prenda a atenção, outros em que eu quero assistir uma coisa qualquer que me distraia., programas de entrevistas, e até coisas bizarras como um programa muito maneiro de um cara que vive por um mês uma outra vida totalmente diferente da dele....
Eclética total...e incluo o BBB nessas minhas rodadas de controle remoto porque acho que o VOYERISMO virtual cada dia mais está inserido em nossas vidas.

Vide os próprios blogs e a própria Internet. Eu assumo e faço questão sim de ligar o computador, ler os e-mails, as notícias e ir pros sites que eu adoro e que costumeiramente freqüento. De uma forma virtual ou não, interajo com as pessoas, sei quem são, o que pensam

E me incluo na vida dos mesmos. Portanto toda essa vida cibernética que se faz presente 24 hs por dia, todos os dias ,não é também uma forma de reality??? Não interagimos? Não metemos o bedelho no que lemos? Não comentamos e se não, pensamos a respeito de tudo que nos interessa? Sendo o assunto extremamente sério ou quando é uma tremenda banalidade frívola???

E é por essas e outras que sempre dou a cara pra bater, sendo as minhas escolhas extremamente importantes ou meramente banais.
E isso ainda me fez pensar em outro assunto dessa vertente, as redes sociais com todos os seus prós e contras, como bem afirmou Lévy anteriormente.

Mas fica a pergunta: Twitter, Facebook, Orkut, MSN entre outras redes sociais não são atualmente outra forma de relacionamento??? E os BBB’s e demais realitys não são a exteriorização atual de programas com formato diverso nesse século ?

Coisas a serem pensadas.... mas que ficam para outro post.
Beijoooooooooooooooooo

Um comentário:

[ rod ] ® disse...

Todos nós queremos ver e sermos vistos, mas quão que isto seja feito pela inteligência e não pela futilidade!

Bjs moça e amo você e sua intensidade ao me ver...